Para hoje, vou falar dicas para montar seu álbum. Nāo podia deixar de postar uma dica de algo que eu amo fazer no mundo da fotografia: montar álbuns (depois de fotografar, claro!).
As dicas nāo serāo sobre cores pra combinar, scrapbook e/ou adesivos, cor de fundo, etc. Sāo dicas de como contar uma história em um álbum de fotos.
Separei por etapas para ficar mais didático e fácil de seguir:
1) qual o tema da sua história?
Uma viagem, aniversário, namoro, casamento, fotos que você tirou pra um projeto, feira livre, fotos de rua…
Qualquer tema vale! Escolheu? Entāo vamos pro próximo passo!
2) decida o formato que vai fazer seu álbum
Você pode fazer um álbum somente com fotos, fotos + texto, fotos + texto + colagens, e por aí vai. Isso ajuda a conseguir terminar o que você está querendo fazer!!
Você pode querer fazer algo com mais detalhes.. ou só com fotos! Pense bem e invista tempo nesta decisāo (ela é a base de tudo para sair bem legal).
Só tente seguir uma linha até o final, porque quando temos “tudo”pra fazer, fica mais difícil terminar e ficar legal. Um pouco de restrição ajudará sua criatividade (acredite!).
3) escolha as fotos
Aqui vai tempo. Nāo tem jeito. Mas pode ser um tempo divertido, gostoso e relaxante! Vai depender de você =)
– nāo faça correndo;
– esteja num lugar confortável (e alimentado/a… gente com fome faz correndo!);
– se permita em fazer isso mais de um dia – assim você garante mais tranquilidade e boas escolhas! Mente fresca faz bem pra decisões;
– depois de terminar de escolher, olhe tudo de novo para ver se faz sentido;
– e a melhor dica: nāo queira colocar tuuuuudo no álbum. Selecione o que conte a sua história e as fotos que você mais gosta (claro!). Tenha certeza de que se alguém ver as fotos na sequência que você vai montar consiga entender a história.
[Para ajudar a não se perder, imagine que seu álbum é um livro de capítulos, portanto, imagine quais capítulos este livro teria. A partir daí, já começa a ter ajudar a limitar as fotos e não esquecer fatos importantes].
– nāo tenha dó de tirar fotos. Ás vezes fica muito igual… mesmo se estiver lindo. Pode ser cansativo pra quem olha!
Só tente seguir uma linha até o final, porque quando temos “tudo”pra fazer, fica mais difícil terminar e ficar legal. Um pouco de restrição ajudará sua criatividade (acredite!).
4) hora de decidir o tipo de álbum!
– Fotolivro/álbum encadernado ou colado?
Fotolivro/álbum encadernado: você vai diagramar no computador. Nada difícil. E com várias opçōes de fundos, texturas, adesivos fakes, etc. Você precisa saber que tem tempo de entrega depois de terminada a impressāo, que vai precisar e mexer em software. Você consegue escrever textos neste formato também!
Colado: Se for colar algo além da foto, a melhor opçāo é o colado. Este tem mais cara de artesanal. Você precisa saber que vai precisar de fita dupla face (ou cantoneira), tesoura, canetas coloridas, adesivos.
-Quantas páginas você vai querer? pense nisso de acordo com a sua idéia. Isso tudo interfere na quantidade de páginas e tamanho que você precisa. Pra saber a quantidade exata, precisa já pensar em como vai montar (o que em cada página!). Ou dê de louco(a) e saia montando com uma vaga idéia de quantas páginas vai precisar. Ou ainda faça o contrário: “meu álbum terá 20 páginas.. o que cabe aqui?”.
E pra ajudar, benditas dicas pra estimular sua criatividade:
– cole selo, bilhetes, ingresso de show ou cinema, cartão de um restaurante… para deixar seu álbum com mais cara de real, mais próximo do que vocês viveram.
– tem alguma música que é a cara do seu projeto, aniversário, ou qualquer que for o tema do seu álbum? Entāo escreva a letra ou uma parte dela!
– esteve em várias praias? liste estes nomes!
– alguma comida diferente? nāo tem foto? desenhe, descreva – cores, cheiro, textura – ou ache uma imagem na internet! Mas tente ser irreverente.. a idéia de descrever é legal e estimula o leitor a imaginar.
Leave a Comment